Luz Pulsada – você sabe o que é e para que serve?
02 Set

Luz Pulsada – você sabe o que é e para que serve?

Postado por: Eye Spa

O que é a doença do olho seco?

 

A doença do olho seco, também conhecida como síndrome da disfunção lacrimal, ocorre quando existe uma diminuição da produção de lágrimas, ou então quando as lágrimas evaporam muito rapidamente, o que é conhecido como “olho seco evaporativo”. 

 

Na maior parte das vezes a doença ocorre nos dois olhos, geralmente de forma assimétrica. 

 

A doença do olho seco atinge 12% da população. São cerca de 25 milhões de brasileiros na proporção de 3 mulheres para cada homem. Nas mulheres, a oscilação ou queda dos hormônios no período da menopausa aumenta a predisposição ao olho seco.  

 

A Disfunção da Glândula de Meibômius (DGM) é também considerada uma importante causa de olho seco. É extremamente comum, afetando entre 10 e 30% da população.  

 

A Luz Pulsada 

 

A tecnologia de luz intensa pulsada (IPL em inglês) foi inicialmente usada por dermatologistas para tratar doenças de pele, notadamente a rosácea. 

 

O dispositivo possui uma fonte de luz policromática que produz pulsos luminosos homogêneos e regulados que vão do espectro do visível (515nm) ao infravermelho (1200nm). Esses pulsos de luz penetram na pele, reduzindo a vasodilatação e os efeitos das alterações vasculares secundárias a essa condição.  

 

A partir de observações clínicas, alguns autores notaram que os pacientes com rosácea facial tratados com luz pulsada melhoraram os sinais e sintomas de olho seco. Desde então, vários estudos com diferentes dispositivos de luz pulsada confirmaram que essa terapia pode melhorar os sinais e sintomas de olho seco evaporativo secundário a DGM – Disfunção da Glândula de Meibômius. 

 

Dispositivos de Luz Pulsada disponíveis no mercado 

 

Uma tecnologia de luz pulsada de terceira geração que emite pulsos de luz homogêneos regulados múltiplos (IRPL) com uma faixa espectral de 580-1200 nm (E-Eye, E-SWIN, França) foi projetado especificamente para aplicação periocular e é atualmente o único dispositivo deste tipo aprovado na Europa e no Brasil para o tratamento específico de DGM.

 

Publicações recentes confirmaram a segurança e eficácia do E-Eye para o tratamento de DGM – Disfunção das Glândulas de Meibômius e olho seco evaporativo. 

 

E-Eye

 

O E-Eye emite um feixe de “luz fria” que estimula e desobstrui as Glândulas Meibomianas com total segurança e conforto, de forma minimamente invasiva. Em resposta a este estímulo, as Glândulas de Meibômius voltam a funcionar, entregando lipídios e proteínas ao filme lacrimal, evitando que este evapore. 

 

Cada sessão com o E-Eye leva de 3 a 5 minutos, são minimamente invasivas, indolores e inofensivas para os olhos do paciente. 

 

Para cada sessão são aplicados 4 flashes na pálpebra inferior e 1 temporal, da extremidade interna para a externa, utilizando a potência específica de acordo com a escala de fototipos de pele (Fitzpatrick). 

 

Benefícios do uso da Luz Pulsada 

 

  • Tratamento indolor e minimamente invasivo; 
  • Tratamento rápido – cada sessão dura apenas entre 3 a 5 minutos;  
  • Melhora na qualidade da lágrima logo após a primeira sessão; 
  • Efeito cumulativo: quanto mais sessões, melhores serão os resultados; 
  • Solução de longa duração para olho seco (18 a 36 meses); 
  • Reduz a vermelhidão dos olhos; 
  • Reduz a necessidade do uso de colírios e lubrificantes;
  • Permite o uso de computadores e celulares por mais tempo, sem os sintomas do olho seco e melhora o conforto e adaptação no uso de lentes de contato. 

 

Autor

 

Dr. José Alvaro Pereira Gomes

Oftalmologia Clínica e Cirúrgica

CRM-SP: 66.306

 

Fontes:

https://www.alcon.com/

https://e-swin.com/

Descubra 3 segredos para aliviar
os sintomas do olho seco