Eye Spa - Diagnósticos

O Olho Seco é uma doença causada pela diminuição da produção da lágrima e/ou deficiência em alguns de seus componentes, ou seja, pouca quantidade e/ou má qualidade da lágrima. Estima-se que cerca de 30% da população adulta sofre de olho seco e as mulheres em fase de menopausa ou oscilação hormonal, são mais propensas a desenvolver a doença.


Seus sintomas são irritação, secura, vermelhidão, sensação de areia e ardência. Também causa embaçamento visual, que piora no decorrer do dia, comprometendo a qualidade de vida do portador.


Alguns fatores ambientais também podem causar o olho seco, como ar condicionado excessivo, poluição urbana, uso excessivo de computador ou telas de celulares e tablets.


A demora no diagnóstico ou tratamento do olho seco, pode gerar um agravamento do quadro, gerando complicações como úlcera de córnea, ceratite ou queda do potencial de visão.



Tipos de Olho Seco:

Há diferentes tipos de olho seco, sendo eles


  • Olho Seco por Deficiência Aquosa: quando as funções das glândulas lacrimais são comprometidas, diminuindo a produção de lagrimas ou ainda, a produção lacrimal com deficiência de componentes. Essa deficiência das glândulas podemos acontecer com o avanço da idade, uso de determinados medicamentos, doenças auto-imunes ou mesmo alterações hormonais.
  • Olho Seco Evaporativo: relacionado ao funcionamento da pálpebra e disfunção das glândulas de Meibomius. Acomete pacientes com alterações no “piscar” (pestanejar), usuários de lentes de contato ou com alterações na conjuntiva ou córnea.

O diagnóstico preciso de olho seco definirá a causa da doença, assim propondo o melhor tratamento, de acordo com o caso